Violência contra a mulher é tema de Audiência Pública na Câmara do Cabo

por Hamilton da Rocha publicado 26/11/2021 23h40, última modificação 26/11/2021 23h40
Audiência foi proposta pela vereadora Gisele de Dudinha
Violência contra a mulher é tema de Audiência Pública na Câmara do Cabo

Participantes da Audiência Pública

No Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher a Câmara do Cabo de Santo Agostinho reuniu, nesta quinta-feira (25.11), em Audiência Pública representantes de entidades ligadas à luta das mulheres; do Executivo Municipal e da área de Segurança. A Audiência foi uma iniciativa da vereadora Gisele de Dudinha.

Gisele de DudinhaAo abrir os trabalhos, a vereadora Gisele de Dudinha destacou a importância da discussão do tema. “As mulheres sofrem agressões de várias formas, que vão além das agressões físicas. Podem ser também morais e psicológicas. Muitas de nós já sofremos violência e mudamos nosso comportamento devido às ameaças. Escolhemos o dia de hoje para a audiência porque marca o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher”, justificou Gisele.

A secretária da Mulher do Cabo de Santo Agostinho, Walquiria Alves, fez um relato das ações do município voltadas para a proteção das mulheres e destacou a importância do trabalho integrado das diversas secretarias do governo municipal. Walquiria fez referências ao preconceito sofrido pelas mulheres no Brasil nos diversos setores. “Basta a gente lembrar que no nosso país as mulheres precisam ser incluídas em cotas para se candidatar a um cargo público”, lembrou a secretária.

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, lembrou dos avanços promovidos pela gestão para valorizaçãoMesa da Audiência Pública das mulheres e para prevenção da violência. “Nós somos uma das únicas prefeituras que tivemos uma postura de gestão de criar um programa de combate ao assédio sexual dentro de uma repartição pública”, disse o prefeito.

O presidente da casa, vereador Ricardinho, disse que o Legislativo tem um papel fundamental na luta em defesa das mulheres. Ele lembrou que na terça-feira, a Câmara realizou Audiência para discutir a questão da segurança no Cabo. “Os encaminhamentos feitos durante o encontro também vão ser inseridos na política de segurança para as mulheres”, disse Ricardinho.

Os vereadores Ricardinho, Sueleide de Amaro, César Paiva, Pedrinho da Galinha, Dinho de Keko, Binho de Roque Zeu da GVNET e Naelson participaram da Audiência de forma presencial. O vereador Jamerson Batera participou de forma virtual. A Audiência contou também com as presenças de representantes da Polícias Civil e Militar, consultores em Educação e entidades de luta das mulheres, entre elas, o Centro das Mulheres do Cabo (CMC). Lucidalva Nascimento representou a Secretaria Estadual da Mulher.