Vereadores discutem programa Atitude e melhorias na Saúde do Cabo

por Alexandre Alcântara publicado 19/07/2023 09h41, última modificação 19/07/2023 09h41
Parlamentares sugerem desapropriação de terrenos para implantação de unidades hospitalares e questionaram os problemas do Programa Atitude.

Na manhã desta terça-feira (18), a sessão ordinária da Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho teve como um dos principais temas, a ampliação das unidades de atendimento em saúde da cidade e os problemas do programa Atitude.

O primeiro assunto levantado pelo vereador Cianinho motivou um debate no plenário sobre a desapropriação de terrenos sem utilização, em locais como Ponte dos Carvalhos e Gaibu, que poderiam ser revertidos para a construção e implantação de pontos de atendimento, com o objetivo em descentralizar e desafogar as unidades de saúde já existentes. “Existe um terreno amplo em Ponte dos Carvalhos, próximo à Fortlev, onde poderia ser construída uma central de atendimento em saúde, com alas para idosos, gestantes, unificando tudo no mesmo local. Esse espaço serviria para aliviar o atendimento no Jamaci de Medeiros. E por ser ao lado da rodovia, facilitaria o acesso das ambulâncias”, sugeriu o vereador Cianinho.

Em aparte, o vereador Dr. José Carlos parabenizou pela ideia e lamentou a lentidão na implantação de projetos estaduais no município. “Todos conhecem a situação da sobrecarga de atendimento no Jamaci de Medeiros e na SPA das Praias, em Gaibu. A população cresceu e a procura por serviços também. Já tinha sugerido também a ocupação de um terreno da prefeitura em Enseada dos Corais, onde poderia ser implementada uma UPA das Praias, mantida com recursos do SUS Estadual”, detalhou o vereador Dr. José Carlos.

Na continuidade da sessão, o presidente da Casa Vicente Mendes, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho) levantou os problemas do Programa Atitude, onde jovens vagam sem ocupação pela cidade. O programa é coordenado pela Secretaria Estadual de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, por meio da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, oferecendo atendimento aos usuários de crack, álcool e outros tipos de entorpecentes, com grande risco de exposição à violência. Também são disponibilizados cuidados de higiene, alimentação, descanso e atendimento psicossocial.

“São vários internos que perambulam pela Vila Roca e Vila Social, sem ocupação. O Programa Atitude já foi referência no governo Eduardo Campos e hoje está desmobilizado. Apesar de ser uma iniciativa do estado, o município do Cabo não pode ficar inerte à esta questão”, salientou Ricardinho.