Servidores participam de ação do Novembro Azul

por Alexandre Alcântara publicado 11/11/2022 18h45, última modificação 16/11/2022 13h52
Iniciativa contou com palestras alertando sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
Servidores participam de ação do Novembro Azul

Palestras abordam cuidados com a saúde do homem

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), para o triênio 2020-2022, são estimados mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata em homens, sendo o primeiro em incidência (exceto pele não melanoma) e o segundo em causas de mortes, atrás somente do tumor de pulmão.

 

E é por conta da importância da prevenção e da conscientização do diagnóstico precoce, que o Novembro Azul foi criado, sendo tema de uma ação de engajamento voltada aos servidores da Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho.

A iniciativa ocorreu na manhã desta sexta (11), com uma programação apresentando palestras com profissionais de saúde, abordando as infecções sexualmente transmissíveis (IST), desmistificando o preconceito referente aos exames preventivos, as variadas técnicas de diagnósticos, além de orientações sobre cuidados com a beleza, como limpeza de pele e relaxamento.

 

A abertura do evento contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho), que saudou os presentes e passou a palavra ao primeiro orador do dia, o médico urologista, Dr. André Uriel.

Durante a apresentação, o especialista detalhou os cuidados referentes ao câncer de próstata, prevenção e seu diagnóstico, abordando as diferenças entre a doença e a Hiperplasia Prostática Benígna (HPB), condição caracterizada pelo aumento do tamanho da próstata. “Essa alteração é normal por conta da testosterona e ocorre durante toda a vida sexual do homem, não representando uma forma de enfermidade mais grave”, lembrou.

Em seguida, o cirurgião dentista, Dr. Eric David abordou de forma bem-humorada as Infecções Sexualmente Transmissíveis, conhecidas como ISTs, que impactam na vida sexual e reprodutiva da população podendo ser transmitidas sem que o paciente tenha ciência que está contaminado. “A melhor e mais eficaz maneira de evitar as ISTs é o uso do preservativo, inclusive nas relações que envolvem a boca, a principal porta de entrada desse tipo de patologia, incluindo a herpes, sífilis, as hepatites e o HIV”, contou.

Para o servidor do setor de TI, José Alves, a ação realizada buscou valorizar a saúde do homem. “As palestras foram bastante informativas e elucidativas, alertando para os cuidados que todos nós homens devemos ter com a nossa saúde, além de quebrar tabus sobre o exame preventivo. Nunca imaginaria que a boca também poderia ser fonte de infecções”, finalizou o colaborador