Segurança no Cabo é tema de Audiência Pública na Alepe

por Hamilton da Rocha publicado 17/02/2022 22h58, última modificação 17/02/2022 22h58
A Audiência foi transmitida pelo YouTube da Alepe e Câmara do Cabo
Segurança no Cabo é tema de Audiência Pública na Alepe

Participantes da Audiência Pública

A Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou na manhã desta quinta-feira (17.02) uma Audiência Pública sobre a Segurança no Cabo de Santo Agostinho. Os deputados Cleiton Collins e Fabrizio Ferraz, da Comissão de Segurança Pública da Alepe comandaram a audiência que foi realizada de forma remota e transmitida pelo Youtube pelos canais da Assembleia e Câmara do Cabo.

Participaram ainda o presidente da Casa Vicente Mendes, Ricardo Carneiro (Ricardinho), os vereadores Jamerson Batera, Aziel Almeida e Binho de Roque, além do secretários Cloves Benevides (Prevenção à Violência e Drogas/PE), Rinaldo de Souza (Executivo Def. Social/PE) e Pablo Carvalho (Defesa Social / Cabo). O líder comunitário Sebastião Ferreira; a representante das comunidades terapêuticas, Emanoele Albuquerque e Mauro Barros, do Conselho de Drogas também participaram dos debates.

Apesar de apresentar redução de percentual em Crimes Violentos Letais e Intencionais em 2021 em relação ao ano anterior, o secretário de Políticas de Prevenção à Violência e Drogas do estado, Cloves Benevides admitiu que o município precisa receber mais ações voltadas para prevenir a violência e prometeu intensificar o trabalho do estado no Cabo de Santo Agostinho. “Vamos ter um esforço concentrado em ações no Cabo nos próximos dias, entre elas a implantação de uma política de mediação de conflitos”, disse o secretário.

O secretário executivo de Defesa Social de Pernambuco, Rinaldo de Souza, destacou o reforço do efetivo que o município recebeu recentemente. Cerca de 140 policiais chegaram ao Cabo de Santo Agostinho para atuação nas operações da PM. “O trabalho está sendo reforçado e já é possível perceber isso no município”, disse Rinaldo Souza.

Pablo Carvalho, secretário de Defesa Social do Cabo de Santo Agostinho, falou do esforço da prefeitura no combate à violência no município. Pablo enumerou ações que, segundo ele, estão contribuindo para a busca de uma cultura de paz no município. “Estamos requalificando e treinando nossa Guarda Municipal, cuidando da melhoria da iluminação e ampliando o videomonitoramento de áreas estratégicas no município. Isso mostra que o município tem a coragem de se responsabilizar também pela questão da segurança”, disse o secretário.

O presidente da Câmara, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho) lembrou que os problemas da violência no Cabo de Santo Agostinho não são recentes e sim resultados de mazelas do passado que se acumularam durante os anos. Segundo ele, a gestão atual tem realizado ações de prevenção para contribuir com o trabalho dos órgãos de segurança do estado. A melhoria nos acessos, iluminação e qualificação de jovens cabenses foram citados pelo presidente da Câmara como contribuição para busca da cultura de paz. “A Câmara vem ajudando nesse processo também com discussões sobre a segurança em audiências públicas e aprovando orçamento do Executivo para ações importantes, entre elas, a implantação das Escolas em Tempo Integral”, lembrou Ricardinho.