Secretária de Saúde do Cabo presta contas em Sessão da Câmara

por Amanda Silva publicado 24/08/2021 15h51, última modificação 24/08/2021 15h51
Participação aconteceu de forma remota

A secretária detalhou como funciona toda a estrutura de saúde no Cabo de Santo Agostinho, através do atendimento na atenção primária e da rede complementar. O município conta com 45 equipes de atendimento, entre Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Unidades básicas de Saúde (UBS). “A recomendação do prefeito Keko do Armazém é ampliar essa cobertura. Hoje, o Ministério da Saúde investe 25% em cada equipe, o restante é de responsabilidade do município”, explicou a secretária de Saúde na sessão da Câmara.

Ana Maria Albuquerque falou também das dificuldades encontradas no início do ano com o desabastecimento de medicamentos nas unidades. Ela lembrou que foi preciso iniciar o processo licitatório para compra de remédios e os procedimentos foram concluídos no mês de abril. Outra ação importante, segundo a secretária, foi o trabalho de retomada de emendas parlamentares destinadas à saúde do município. “São emendas de 2014, 2015, 2016 e 2017, recursos importantes para o Cabo de Santo Agostinho”, disse Ana Maria.

A atuação do município durante a pandemia foi outro tema abordado pelos vereadores durante a sessão na Câmara. A secretária de Saúde detalhou o conjunto de ações para enfrentar a covid-19. Ela destacou a implantação dos centros de vacinação e testagem e a contratação de profissionais de saúde entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal administrativo. “O Cabo não perdeu uma só dose de vacina. Quem não pode comparecer aos locais de vacinação nós fazemos visitas atendendo os acamados e pessoas com deficiência”, explicou a secretária.

O presidente da Câmara, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho) fez uma avaliação positiva da participação da secretária de Saúde na sessão do Legislativo. “Foram informações esclarecedoras sobre uma área muito complexa que abraça problemas diversos. O Cabo investe hoje na saúde acima dos 15% previstos na constituição, esse número chega a 19,96%. Agora o município caminha na direção correta”, disse Ricardinho.
[15:54, 24/08/2021] Hamilton: A sessão da Câmara do Cabo de Santo Agostinho desta terça-feira (24.08) foi reservada para a prestação de contas da Secretaria de Saúde do Município. De forma remota, a titular da pasta Ana Maria Martins Cézar de Albuquerque fez um balanço das ações realizadas no primeiro quadrimestre de 2021. Foi a segunda vez no ano que os dados da área foram apresentados e discutidos com os vereadores.