Saúde presta contas na Câmara do Cabo

por Alexandre Alcântara publicado 16/11/2022 18h45, última modificação 16/11/2022 18h50
Dados apresentados pela gestora da pasta Ana Maria Albuquerque são referentes ao segundo quadrimestre de 2022
Saúde presta contas na Câmara do Cabo

Ana Albuquerque apresenta resultados da Saúde

A Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho recebeu na manhã desta quarta (16), a secretária municipal de Saúde, Ana Maria Albuquerque, para a apresentação dos dados relativos às atividades da pasta no segundo quadrimestre de 2022. A prestação de contas ao Legislativo Municipal é uma exigência da Lei Complementar Federal 141/2012 que condiciona aos gestores do SUS, a elaboração de relatórios detalhados com fontes de recursos, auditorias e oferta e produção de serviços públicos de saúde.

No período compreendido entre os meses de maio a agosto, o Cabo de Santo Agostinho investiu um montante superior a R$ 144 milhões, sendo R$ 108 milhões oriundos do município e o restante proveniente do Fundo Nacional de Saúde e Fundo Estadual de Saúde.
O valor apresenta um percentual de 22,13% da receita, acima dos 15% mínimos exigidos por lei, representando uma diferença de cerca de R$ 34 milhões a favor de ações e serviços públicos de saúde (ASPS) desenvolvidas no período.

Ainda durante a apresentação, a gestora fez um panorama com informações detalhadas sobre o aperfeiçoamento da infraestrutura de atendimento à população, com destaque para a atenção primária, com a requalificação das unidades de saúde Charneca I e II, Juçaral, Enseada dos Corais e Barbalho, além do incremento no número de pessoal contratado e o aumento das vacinações aplicadas contra à Covid-19.

Ana Maria Albuquerque pontuou sobre o trabalho desenvolvido no município e lembrou sobre os cuidados que ainda devem ser tomados por conta da pandemia. “Nos últimos dias, temos sido alertados sobre o aumento de casos da Covid-19. É importante salientar que hábitos como o uso de máscaras e álcool em gel não devem ser abandonados. Apesar da vacina, todos temos que nos manter em alerta e realizar a testagem gratuita em um dos postos de saúde da cidade. O exame é rápido e assegura se você contraiu ou não a doença”, disse a secretária.

O superintendente de Vigilância em Saúde do Cabo, Ricardo Albuquerque, reforçou a recomendação e afirmou que é primordial não baixar a guarda. “Além da vacina que é imprescindível, também devemos prestar atenção ao distanciamento social. Quando não possível, o uso da máscara não deve ser relegado”, salientou.

Ao final da sessão, os vereadores da Casa Vicente Mendes fizeram considerações esclarecendo dúvidas a respeito dos números e ações apresentados. O presidente da Câmara, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho) destacou a iniciativa. “Cada poder tem sua atuação, mas todos devem agir juntos em prol de políticas públicas, só o Executivo não consegue resolver tudo, assim como o Legislativo. Mas temos unido forças para exercer nosso papel constitucional de entregar soluções para a população cabense”, afirmou Ricardinho.