Profissionais de saúde recebem títulos de cidadania cabense

por Amanda Silva publicado 02/12/2021 20h24, última modificação 02/12/2021 20h24
Sessão solene foi realizada nesta quinta-feira (02.12)

A Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho concedeu títulos de cidadania ao médico Osmany Álvarez Paneque e a enfermeira Eda Licurgo Fernandes. O projeto de autoria da vereadora Gisele de Dudinha (PTC) foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. A sessão solene que outorgou os títulos de cidadania foi realizada na manhã desta quinta-feira (02.12).

Osmany Álvarez Paneque nasceu na cidade de Holguin, em Cuba. Ele chegou ao Brasil em 2014, depois de ter atuado em seu país e na Venezuela. No Cabo de Santo Agostinho trabalhou nas Unidades de Saúde da Família (UBS) de Novo Horizonte, Charnequinha, Sapucaia, Gaibu, Itapuama e São Francisco. Em 2016 se tornou especialista em Medicina da Família e Comunidades pela UFPE. Também atuou na rede privada, como médico plantonista no Hospital São Sebastião.

 

Eda Licurgo nasceu no Rio Grande do Norte e formou-se pela Universidade Federal da Paraíba. Na Escola de Saúde Pública do Ceará se tornou especialista em Saúde da Família. Através de processo seletivo, começou a trabalhar no Cabo de Santo Agostinho no ano de 2000 como enfermeira na Unidade Básica de Saúde da Bela Vista 2, local onde trabalha atualmente.

Ao destacar a importância do trabalho dos dois profissionais, a autora do projeto de concessão dos títulos, vereadora Gisele de Dudinha disse que a Câmara presta uma homenagem justa a quem dedica diariamente seu trabalho aos que mais necessitam de atendimento no serviço público de saúde. “Esse é o momento mais emocionante que passei nessa casa. Tive a honra de trabalhar com os dois homenageados durante muito tempo. A convivência resultou em admiração e respeito pelas pessoas e pelos profissionais.”, disse Gisele.

O médico Osmany Paneque disse que se sente feliz em trabalhar no Nordeste, em especial no Cabo de Santo Agostinho. Emocionado, ele lembrou que já trabalhou em cerca de 30 Postos de Saúde da Família (PSF) do município. “Me apaixonei pelo Nordeste, me apaixonei pelo Cabo de Santo Agostinho. Conheço toda a população cabense e suas necessidades. Hoje receber o título tem um grande simbolismo, mas já me sinto cidadão local desde que cheguei há mais de 9 anos”, disse o médico.

A enfermeira Eda Licurgo agradeceu emocionada por ter recebido o título de cidadã cabense. Ela dividiu a honraria com a equipe de trabalho. “Confesso que já me sentia uma cidadã cabense. Agradeço a toda minha equipe que é responsável por eu estar a tanto tempo atuando na mesma unidade”, disse Eda Licurgo.

 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ricardinho, parabenizou a iniciativa da vereadora Gisele de Dudinha pela concessão do título de cidadão aos profissionais de saúde que atuam no Cabo de Santo Agostinho. “Os homenageados já são cidadãos cabenses a partir do momento em que chegaram no nosso município e começaram a contribuir para melhorar o atendimento de saúde de nossa gente”, disse o presidente da Câmara.

Presente na solenidade, o prefeito Keko do Armazém disse que os dois novos cidadãos do Cabo de Santo Agostinho recebem a homenagem como reconhecimento dos grandes serviços prestado ao município. “Não tenho tanta proximidade com Eda como tenho com Dr. Osmany, mas sei que ela construiu um legado brilhante, belíssimo e mostrou como se faz saúde cuidando das pessoas com muito carinho, dedicação e comprometimento. Dr. Osmany, da mesma forma, é um amigo médico para todas as horas”, disse o prefeito do Cabo.

Além do presidente Ricardinho e da autora do projeto que concedeu os títulos de cidadania, Gisele de Dudinha, estiveram presentes na solenidade os vereadores Aziel Almeida, Jamerson Batera, Del da Auto Escola, Pedrinho da Galinha e Naelson. A vereadora Sueleide de Amaro participou de forma virtual. Os secretários Ana Albuquerque (Saúde) e Marcos Matoso (Obras Pùblicas) também estiveram presentes.