Professor Marcos Vicente recebe o título de cidadão cabense

por Alexandre Alcântara publicado 11/08/2023 19h05, última modificação 11/08/2023 19h05
Especialista em natação para pessoas com necessidades especiais, profissional desenvolveu método próprio de aprendizado

Um profissional de educação dedicado ao desenvolvimento motor de crianças, jovens e adultos com necessidades especiais, utilizando a natação e a prática esportiva como motivação para o dia a dia, integrando a família e o aluno à sociedade. Esse é o professor Marcos Vicente da Silva, curitibano de berço, e que a partir de agora é o novo cidadão cabense, título proposto pelo vereador Aziel de Almeida e entregue em sessão ordinária na manhã desta sexta (11), na Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho.

Iniciando na natação aos nove anos, participou de competições esportivas na cidade de Paranaguá, litoral paranaense, como monitor e professor de natação, até ingressar no serviço militar em 1979, onde fez parte da equipe de natação da Marinha. Após deixar as Forças Armadas em 1984, veio para o Recife onde casou-se e deu início à carreira de professor graduando-se em Educação Física, em 1990, pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Aprovado em concurso da rede municipal de ensino do Cabo, atuou em diversas escolas, como a Arthur Lundgren, José Alberto de Lima, Dr. Humberto da Costa Soares, Monteiro Lobato e no CAIC. Hoje, leciona natação para pessoas com necessidades especiais na Escola Municipal Prof. Antônio Benedito da Rocha, no bairro de Garapu.

Com pós-graduação em Neuropsicologia, pela ESUDA, e mestrado em Neurociências, pela UFPE, o professor Marcos Vicente tem aplicado experimentos e teorias por meio do seu método de ensino, em adultos com deficiências intelectuais graves.

“Sou mãe de Regiane e José Alberto, atípico, ambos alunos do professor Marcos. Quando recebi o diagnóstico de autismo do meu filho, fiquei sem chão, por nunca ter vivenciado a situação. Com três meses de aulas de natação, José Alberto não usava mais boia e conseguia mergulhar, por conta da evolução conseguida nas aulas com o prof. Marcos”, contou a mãe Rejane Oliveira.

“Gostaria de endossar as homenagens ao professor Marcos na dedicação ao segmento da pessoa com necessidades especiais no Cabo de Santo Agostinho. É demais por merecedora ter uma pessoa em que as mães e as crianças possam confiar para atuar especificamente em seus casos”, pontuou o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Albeni Santos.

“Nesses meus três anos de mandato, creio que hoje é título de cidadão mais importante que proponho, ao professor Marcos Vicente, pelo envolvimento de alunos, amigos e família. E quando os colegas parlamentares conheceram a história do homenageado, sempre dedicado à educação, votamos e aprovamos pela unanimidade da comenda”, destacou o vereador Aziel de Almeida.

Emocionado depois de receber o título de cidadão, o professor Marcos Parente destacou o perfil do trabalho que realiza no dia a dia. “É a empatia ao tratar bem e respeitar as diferenças de cada um. É saber que o que dói no outro, dói em mim também, o que faz feliz no outro, me faz feliz também. Você precisa do outro pra motivar e ser motivado também”, contou o novo cidadão cabense.