Poder transformador do esporte é tema de audiência pública na Câmara do Cabo

por Alexandre Alcântara publicado 26/05/2023 18h25, última modificação 26/05/2023 18h25
Iniciativa foi uma proposição do vereador Jamerson Batera e reuniu esportistas do município

A Câmara do Cabo de Santo Agostinho promoveu na noite desta quinta-feira (25), uma audiência pública para discutir a prática do esporte como instrumento de inclusão de pessoas, crescimento e desenvolvimento pessoal e promoção de padrão de vida.

Intitulada de “O poder transformador do esporte”, a iniciativa foi uma proposição do vereador Jamerson Batera e reuniu gestores, esportistas e empreendedores do ramo para abordar como o investimento na prática de esportes abrange não só aos atletas, mas aos cidadãos, resultando na melhora da saúde e bem-estar, integrando-a ao cotidiano da cidade através dos espaços públicos, como por exemplo, a Estação Cidadania.

Construída como legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Estação Cidadania tem o objetivo de ampliar a oferta de infraestrutura de equipamentos abertos ao público esportivo qualificado, incentivando a iniciação em regiões de grande vulnerabilidade social das grandes cidades. No Cabo de Santo Agostinho, o local também é adaptado para pessoas com deficiência (pcds).

Convidados para compor a mesa da audiência pública, o ex-atleta de vôlei de praia e representante da Secretaria Municipal de Esportes, Lula do Vôlei, o superintendente de Articulação Política e representante da Prefeitura do Cabo, Luiz Pereira e o gestor da Estação Cidadania, João Ivison debateram a grandeza e a importância do esporte na vida das pessoas.

O gestor da Estação Cidadania do Cabo, João Ivison, reforçou a ideia de inclusão através da prática esportiva. “Eu costumo dizer que o esporte é um instrumento de transformação tão grande que anda de mãos dadas com a educação. Pois quando você inclui um jovem no esporte, talvez ele não se torne um atleta de alto rendimento., mas vai se transformar em um cidadão, pois o esporte também educa”, disse Ivison.

“Acredito muito no esporte, vejo nele grandes voos, e pela primeira vez em uma audiência pública temos a oportunidade de debater sobre a evolução da prática em nosso município. Um dos nossos objetivos é criar uma comissão na Câmara voltada ao estudo de projetos que possam ser avaliados pelo Executivo. E é através das sugestões de quem vivencia o esporte no dia a dia, vamos reunir dados para dar encaminhamento às propostas que visem o aperfeiçoamento na nossa cidade”, salientou o proponente da audiência pública, vereador Jamerson Batera.