Multiartista Luzarcus recebe título de Embaixador da Cultura cabense

por Alexandre Alcântara publicado 19/12/2023 11h16, última modificação 19/12/2023 11h16
Ator, artista plástico e expoente cultural da cidade recebeu a homenagem na manhã desta segunda (18)

A Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho concedeu na manhã desta segunda (18), em sessão solene, o título honorífico de Embaixador da Cultura cabense ao multiartista e expoente cultural da cidade, Antônio Marcos Mendes da Luz, ou como é conhecido, Luzarcus.

O projeto é de iniciativa da vereadora Gisele de Dudinha, homenageando o artista por sua vasta contribuição cultural, foi aprovado de forma unânime pelos demais parlamentares que compõe a Casa Vicente Mendes.

Natural do Cabo de Santo Agostinho, Luzarcus herdou do pai, que era artista caligráfico e pintor, a aptidão pela arte. Aos 11 anos, iniciou no grupo teatral Natureza, participando da montagem teatral da Paixão de Cristo. No ano seguinte, protagonizou o curta-metragem Pinzon, sobre os 500 anos de descobrimento do Brasil.

Em seu acervo teatral, destacam-se as encenações Amigas Sempre Inimigas, de 2007, As Amantes, de 2010 e Paixão de Cristo de Ponte dos Carvalhos, entre 2012 a 2015. Na televisão, participou do programa Papeiro da Cinderela, da Tv Jornal – SBT, entre 2012 e 2014 e em 2017, e integrou o elenco do filme Piedade, também em 2017.

Aos 15 anos, Luzarcos iniciou nas artes plásticas frequentando a olaria do amigo Uruda, onde aprendeu a manusear o barro, desenvolvendo sua técnica a partir de criações próprias. No ano seguinte, participou de cursos de desenho aprendendo a tridimensionalidade no uso da argila mista, produzindo painéis em alta temperatura e acrílico sobre tela.

“É com muita honra que através de uma indicação de minha autoria, homenageio o querido Luzarcus, como o Embaixador da Cultura de nossa cidade. São 40 anos de ativismo cultural e social que merecem ser rememorados. E com o título vem também as responsabilidades e missões de política cultural em nome do Cabo de Santo Agostinho e de seu povo”, resumiu a proponente da homenagem, vereadora Gisele de Dudinha.

Visivelmente emocionado o agora Embaixador da Cultura, Luzarcus, agradeceu e lembrou de seus primeiros passos como artista de artes visuais. “Esse título faz menção não só a mim como pessoa, mas a cultura do Cabo de Santo Agostinho. A partir de agora, farei ainda mais por merecer esse agraciamento. Minha preocupação com a sobrevivência da cultura cabense se faz no dia a dia, eu preciso da ajuda de todos pra continuar nessa batalha”, finalizou Luzarcus.