Mês da Mulher: prestação de contas e homenagens na Câmara do Cabo

por Alexandre Alcântara publicado 28/03/2023 18h00, última modificação 28/03/2023 18h00
Sessão também foi marcada por homenagem ao mês das mulheres com entrega de placas comemorativas

A Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho recebeu na manhã desta terça-feira (28), a secretária Executiva da Mulher, Walkíria Alves, para a prestação de contas relativas às atividades da pasta.

A apresentação dos números é uma exigência da LC 141/12 e contou com a presença de vereadores, ex-vereadoras e mulheres representantes da sociedade civil cabense.

A secretária apontou que Pernambuco é o segundo estado do Nordeste em casos de violência contra a mulher.
“Em 2021, foram realizados mais de 4 mil atendimentos na Secretaria da Mulher do Cabo. Em 2022, esse número subiu para mais de 5,2 mil. Esses dados podem parecer altos, mas não são, e nem sequer, se aproximam da realidade de violência, desrespeito, e silenciamento que as mulheres cabenses e pernambucanas passam todos os dias apenas por serem mulheres”, apontou Walkíria Alves.

Hoje, a Secretaria Executiva da Mulher do Cabo de Santo Agostinho conta com 32 servidoras que atuam diariamente na proteção e enfrentamento à violência e na garantia dos direitos das mulheres.

O presidente da Câmara, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho) destacou a importância das mulheres comporem espaços, inclusive no Legislativo. “Hoje, temos uma governadora e vice-governadora, além de uma senadora, eleitas com grande votação, algo histórico em nosso estado. É um sinal importante, que mostra que aos poucos, os espaços de poder nas prefeituras, câmaras, assembleias estaduais e legislativo federal tem sido ocupados por mulheres competentes e com vontade de fazer a diferença”, pontuou Ricardinho.

Ao final da sessão, as vereadoras Gisele de Dudinha, Tereza da Bomboniere e Sueleide de Amaro representando as mulheres parlamentares do Cabo foram homenageadas com placas comemorativas.

A comenda também foi entregue as ex-vereadoras Ana Selma, Edna Gomes, Irmã Dudinha e Efigênia Oliveira celebrando os serviços prestados à população cabense, além de demais representantes da sociedade civil também agraciadas.