Luta por espaços de poder pelas mulheres é tema de audiência pública

por Alexandre Alcântara publicado 24/08/2023 17h13, última modificação 24/08/2023 17h13
Iniciativa proposta pela vereadora Gisele de Dudinha ocorreu na manhã desta quinta (24)

A Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho promoveu nesta quinta-feira (24), uma audiência pública para discutir o empoderamento e a luta das mulheres na ocupação de espaços de poder e decisão na sociedade.

Intitulada de “A importância da mulher ocupando espaços de poder e a luta por igualdade de gênero”, a iniciativa foi uma proposição da vereadora Gisele de Dudinha, reunindo representantes da sociedade civil organizada, poderes Executivo e Legislativo, com o intuito de discutir políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos das mulheres, frente à uma sociedade de formação historicamente patriarcal.

Convidadas a compor a mesa da audiência pública, a secretária Executiva da Mulher do Cabo, Walkíria Alves, a coordenadora do Centro de Mulheres do Cabo, Nizete Azevedo, a secretária municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Gabriela Jerônimo e o presidente da Câmara, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho) debateram soluções para a escassez de políticas de inclusão e promoção da igualdade, oportunidades e afirmação das mulheres nos espaços públicos.

Para a secretária Executiva da Mulher do Cabo, Walkíria Alves, a sociedade ainda não está preparada para ter mulheres ocupando lugares de fala, poder e decisão. “Por que soa tão estranho quando falamos em igualdade de gênero? Essa não é uma luta das mulheres contra os homens, mas sim, contra um sistema a qual todos nós estamos submetidos. Não é uma guerra dos sexos, mas sim, das mulheres terem o direito do protagonismo nas suas escolhas”, disse Walkíria.

A vereadora e proponente da audiência, Gisele de Dudinha ressaltou a importância das políticas públicas voltadas paras as mulheres. “Nós não queremos tomar o lugar de ninguém, apenas ter a segurança de ocupar aquele que é nosso por direito. Só é possível ter mulheres na política, no empreendedorismo, na zona rural, na saúde e educação, quando todas se unem em prol da defesa dos seus direitos. É através da força de mulheres que buscam garantir a equidade que conseguiremos chamar a atenção para essa lacuna que é latente na nossa sociedade”, lembrou Gisele.

O presidente da Câmara do Cabo, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho) salientou a importância da atuação das mulheres na política. “Hoje, a cidade do Cabo de Santo Agostinho tem 53% da população formada por mulheres, e elas precisam ser representadas também no Legislativo. Precisamos de mais ações afirmativas, de mais vagas, de mais oportunidades para todas, sem distinção de corrente política, mas que consigam defender os interesses dessa grande parcela da sociedade”, disse Ricardinho.

Também participaram da audiência pública os vereadores Del da Autoescola e César Paiva.