Dom Fernando Saburido e padre José são homenageados em missa em Juçaral

por alana.lima — publicado 12/07/2022 13h00, última modificação 12/07/2022 13h10
Nas celebrações dos 145 anos do Cabo, parlamentares agradeceram aos trabalhos dos religiosos

Durante as comemorações do aniversário de 145 anos do Cabo de Santo Agostinho, nesse sábado (9), em Juçaral, a Câmara de Vereadores homenageou o arcebispo Dom Fernando Saburido, que está concluindo sua missão na Arquidiocese de Olinda e Recife. Na celebração, o padre José Araújo dos Santos Júnior, da Paróquia de São José, em Juçaral, também foi agraciado e recebeu o título de cidadão cabense.

Cabense, Dom Fernando Saburido está há 13 anos à frente da arquidiocese. Em junho, ao completar 75 anos, o religioso entregou ao papa Francisco pedido de renúncia ao cargo, conforme é previsto pela Igreja Católica. Até que o papa analise a questão, Dom Fernando continua exercendo suas atividades, entre elas, a celebração da missa em homenagem ao Cabo. Na ocasião, ele recebeu dos parlamentares da Casa Vicente Mendes um quadro agradecendo ao trabalho de fé realizado durante mais de uma década. “Dom Fernando, além de ser um grande pernambucano, nos orgulha por ser filho do Cabo de Santo Agostinho”, afirmou o vereador Ricardo Carneiro.

Já o padre José é natural de Aliança, na Mata Norte do estado, e recebeu o título de cidadão cabense. A homenagem foi proposta pelo vereador Ricardinho. "Padre José é um amigo, conselheiro, irmão e articulador", definiu Ricardo. O parlamentar falou da alegria de conceder a honraria àquele que conquistou os corações de todos os moradores de Juçaral. "Essa é uma das mais belas e mais justas homenagens desta cidade", definiu.

BIOGRAFIA -

Padre José Araujo dos Santos Júnior: Natural de Aliança. Um dos três filhos do casal Letícia França dos Santos e José Araujo dos Santos, ela enfermeira e ele funcionário público e alfaiate.

O padre José Júnior concluiu o curso de técnico em contabilidade e exerceu a função durante dois anos. Depois deixou a profissão para ser missionário da Comunidade Católica Obra de Maria em 1998. Em 2001, concluiu o curso livre de formação em Psicanálise pela ABEP, no Recife.

Foi ordenado sacerdote em 2003, após concluir os estudos de Filosofia e Teologia pela Faculdade de São Bento em Olinda. Até 2005, esteve à frente a primeira paróquia em Tocantinea, no Tocantins.

Morou na Palestina, na cidade de Belém, durante um ano e seis meses onde estudou a arqueologia dos lugares santos em Israel, Jordânia e Egito. No ano de 2014 voltou para o Brasil e assumiu a Paróquia de São José, em Juçaral, onde permanece até hoje junto com os missionários da Obra de Maria.