Câmara recebe prestação de contas do Instituto de Previdência – Caboprev

por Alexandre Alcântara publicado 05/12/2023 18h56, última modificação 05/12/2023 18h56
Em audiência pública, autarquia apresentou dados referentes ao ano de 2023

A Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho recebeu, na manhã dessa segunda-feira (04), o diretor-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores – Caboprev, Albérico Rodrigues, junto com a equipe da autarquia para a apresentação dos dados referentes aos meses de janeiro a outubro de 2023. No encontro, além dos resultados, foram abordadas questões como a situação atuarial das aposentadorias, ou seja, a sustentabilidade do órgão gestor do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS do município, o orçamento anual e a política de investimentos dos recursos acumulados.

Iniciando o encontro, o consultor contábil João Gualberto detalhou os resultados orçamentários do fundo previdenciário, como as duas receitas, a corrente (decorrente dos descontos previdenciários dos servidores, dividendos de aplicações e as compensações financeiras) que arrecadou cerca de R$ 53 milhões e a intraorçamentária (compreendendo a receita patronal) que somou por volta de R$ 29 milhões, totalizando ambas mais de R$ 83 milhões.

Já as despesas corrente, de capital e a reserva de contingência, reunidas até o mês de outubro deste ano, somavam por volta de R$ 5 milhões. Hoje, o Caboprev é o terceiro maior fundo de previdência do estado de Pernambuco e o 14º maior da Região Nordeste.

O diretor-presidente da autarquia, Albérico Rodrigues, ressaltou a importância da transparência na apresentação dos dados. “A previdência nos municípios representa um vetor importantíssimo no equilíbrio das contas públicas, juntamente com a parte orçamentária e financeira, sendo algo que sempre merece uma atenção maior, e o Caboprev tem feito isso”, disse Albérico.