Câmara recebe membros da Academia Cabense de Letras

por alana.lima — publicado 09/09/2022 11h07, última modificação 09/09/2022 11h07
Entidade fez um balanço dos 13 anos de atuação e pediu apoio dos vereadores para ações futuras

Nessa quinta-feira (8), membros da Academia Cabense de Letras (ACL)  participaram de reunião, na Casa Vicente Mendes,  com o objetivo de pautar a defesa do livro e da literatura no Cabo, além de buscar apoio do Legislativo Municipal através da destinação de emendas impositivas e parcerias com a Comissão de Cultura da Câmara. Na reunião estiveram presentes acadêmicos, escritores e artistas da cidade, além da vereadora Gisele de Dudinha, que propôs o encontro, do presidente Ricardo Carneiro (Ricardinho) e do vereador Del da Autoescola. Representando o Poder Executivo, participaram o vice-prefeito, José de Arimatéia, o secretário de Educação, Betinho Gomes, e a secretária-executiva da Mulher, Walkiria Ferreira.

A poeta e escritora Neilza Buarque, presidenta da  Academia Cabense de Letras, apresentou um histórico das ações da entidade nesses 13 anos de existência e reafirmou o papel da ACL na formação dos jovens na cidade. Só se ataca estrategicamente quando a gente olha para todas as esferas de desenvolvimento", pontuou. "A ACL retoma suas atividades nesse período pós-pandêmico com muita sede de contribuir", finalizou a presidenta.

A vereadora Gisele de Dudinha reafirmou o papel do Legislativo de representar a população e, com isso, contribuir com o avanço da Academia de Letras. "Já me comprometi com a emenda impositiva para fortalecer o trabalho de vocês. Entendo a importância dessa instituição que exerce no Cabo um papel de grande utilidade pública", definiu a parlamentar. "Estamos vivendo um tempo em que dois mil clubes de tiro foram fundados, enquanto oitocentas bibliotecas foram fechadas", lamentou.

As demais autoridades presentes na reunião também fizeram uso da palavra para enaltecer o trabalho da ACL e garantir o diálogo com a instituição. Vários membros da Academia também falaram da dificuldade de trabalhar com cultura e declamaram textos nos "Momentos de Poesia".