Câmara do Cabo rejeita contas de 2017 do ex-prefeito Lula Cabral

por alana.lima — publicado 19/07/2022 11h50, última modificação 19/07/2022 12h06
Julgamento das contas municipais aconteceu em sessão extraordinária nessa segunda-feira (18)

Em sessão extraordinária nessa segunda-feira (18), os vereadores do Cabo de Santo Agostinho votaram pela reprovação das contas de 2017 do ex-gestor municipal Lula Cabral. Dos 21 parlamentares, 20 consideraram as contas irregulares. No ano de 2017, transações financeiras no Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Cabo de Santo Agostinho (Caboprev) foram realizadas na gestão de Cabral e acabaram, segundo o TCE, gerando um prejuízo de mais de R$ 88 milhões ao órgão de previdência municipal.

O resultado segue recomendação do relatório especial da Câmara apresentado pelo vereador Wilken Gomes, durante sessão plenária no dia 11 de maio, que entendeu que houve omissões e negligências nas contas do Caboprev. Uma auditoria complementar do Tribunal de Contas do Estado (TCE) concluiu pela responsabilização do ex-prefeito Lula Cabral e da antiga gestora do Fundo de Previdência Municipal.

Depois da leitura, por mais de cinco horas, dos atos do processo, o presidente da Câmara do Cabo, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho) declarou aberto o tempo de uma hora para a defesa do ex-prefeito. Diante da ausência do ex-gestor e de seus advogados, a votação para julgamento das contas foi iniciada.

As contas de 2017 do ex-prefeito Lula Cabral foram rejeitadas com nota de improbidade administrativa e danos ao erário público. O plenário da Câmara ficou lotado durante todo o período de apreciação e votação das contas. O presidente da Casa avaliou a votação como um momento histórico para o município. Segundo ele, os danos causados à Previdência Municipal poderão refletir no futuro na redução de investimentos em áreas estratégicas como Saúde, Educação, Infraestrutura e outros setores. “Hoje a Câmara do Cabo fez uma correção histórica ao reprovar as contas de 2017. O que aconteceu com o Caboprev fez e poderá fazer ainda muito mal para os servidores municipais e aposentados. O Poder Legislativo do Cabo hoje está cumprindo o seu verdadeiro papel”, disse o presidente Ricardinho.