Câmara do Cabo recebe mostra de arte com quadros acessíveis

por Alexandre Alcântara publicado 02/08/2023 15h55, última modificação 03/08/2023 08h21
Markos Anjo utiliza técnica em alto relevo que permite pessoas com deficiência visual sentir a obra através do tato

Uma exposição de arte onde o tema principal é a acessibilidade às pessoas com algum tipo de deficiência visual. Assim é a mostra “Arte do Anjo”, idealizada pelo artista plástico cabense Markos Anjo que está expondo sua produção artística na Câmara do Cabo de Santo Agostinho.

A apresentação composta por 11 quadros elaborados com a técnica da pigmentação cimentada, cria em alto relevo e texturas específicas nas telas, simulando a escrita em Braille, permitindo que pessoas sem visão possam utilizar o tato para sentir as nuances e as ideias do artista em cada obra.

Markos Anjos atua profissionalmente há 16 anos, em seu ateliê Arte do Anjo, no distrito de Ponte dos Carvalhos.

“Minha inspiração vem do trabalho do meu pai que também pintava, só que com pontilhados, e de forma mais simples. Eu explorei a ideia e aperfeiçoei usando um tipo de colher que molda o cimento, e dessa forma, incluo um público com dificuldades de acesso à exposições artísticas”, contou Markos que tem seus quadros adquiridos em todo o Brasil, Estados Unidos e Europa.

O presidente da Câmara do Cabo, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho) prestigiou a mostra e parabenizou o artista plástico pelo empenho e dedicação. “Presto minha homenagem à criatividade e profissionalismo do Markos Anjo, que junto com outros artistas cabenses precisam ser mais valorizados, e no que depender da Casa, pode contar com o nosso apoio nesse intuito”, pontuou.