Câmara do Cabo recebe ações de saúde do Outubro Rosa

por Alexandre Alcântara publicado 26/10/2023 18h28, última modificação 26/10/2023 18h28
Iniciativa reforça prevenção do câncer de mama através de palestras educativas, exames e serviços

Em celebração ao mês do Outubro Rosa e aos cuidados e prevenção do câncer de mama, a Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho recebeu na manhã desta quinta-feira (26), uma ação de saúde voltada às servidoras da Casa Vicente Mendes. Na programação, exames de aferição de pressão e teste de glicose, marcação de exames de mamografia, estande de maquiagem e produtos de beleza, além de palestras relacionadas ao cuidado da mulher e da saúde bucal.

A iniciativa é uma parceria entre a casa legislativa e a Secretaria Municipal de Saúde e teve como objetivo alertar sobre uma doença que apresenta uma das maiores taxas de mortalidade, quando não descoberta e tratada a tempo, registrando cerca 10,75 óbitos a cada 100 mil mulheres, na Região Nordeste, e 13,26 óbitos a cada 100 mil mulheres no estado de Pernambuco, segundo dados de 2021 do Instituto Nacional de Câncer – INCA.

A coordenadora de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, Gisele Paiva, participou do evento abordando como o autocuidado e o autoexame da mama são essenciais na prevenção do câncer de mama, incluindo também para os homens. “O Outubro Rosa é um convite para a mulher lembrar da sua saúde de forma geral, de se cuidar, e também orientar que não é só o câncer que mata. Hoje, a principal causa de morte entre as mulheres é a pressão alta, e muitas não sabem disso.

Na saúde pública, trabalhamos com a prevenção e a promoção da saúde da mulher, ou seja, o bem-estar físico, emocional, social e sexual”, detalhou Gisele Paiva.

O secretário de Saúde do Cabo, Dr. Bruno Villar ressaltou a importância de ações de prevenção voltadas às servidoras mulheres que atuam no Poder Legislativo. “A conscientização e a atenção à saúde são essenciais para a nossa qualidade de vida. E por isso eu peço a todas que façam o autoexame, procurem seu médico para realização de check-up, e caso encontrem alguma alteração, procurem de imediato seu médico”, orientou o secretário.

As ações do Outubro Rosa contaram também com orientações de saúde bucal, através de palestras da coordenadora da área no município, Elizabeth Santana, e do odontólogo Paulo Fernando Neves. Os profissionais deram dicas de prevenção e apresentaram casos de câncer bucal, detalhando as formas de tratamento oferecidas na saúde pública.

A vereadora Tereza da Bomboniere e a secretária da Mulher do Cabo, Walquíria Alves, estiveram presentes nas ações do Outubro Rosa na Câmara.