Câmara do Cabo promove dia de ações de saúde do Novembro Azul

por Alexandre Alcântara publicado 23/11/2023 21h42, última modificação 23/11/2023 21h42
Iniciativa reforça prevenção ao câncer de próstata através de palestras educativas, exames e serviços voltados aos homens

Em celebração ao mês do Novembro Azul, e aos cuidados e prevenção ao câncer de próstata, a Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho promoveu na manhã desta quinta-feira (23), uma ação de saúde voltada aos servidores da Casa Vicente Mendes.

Na programação, exames de aferição de pressão arterial, testes de glicose, agendamento de PSA, avaliação nutricional, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis – DST´s, além de limpeza de pele e distribuição de preservativos.

A iniciativa é uma parceria entre a casa legislativa e a Secretaria Municipal de Saúde, com o intuito de alertar sobre uma doença que apresenta a segunda maior taxa de mortalidade entre os homens quando não descoberta a tempo, o câncer de próstata, sendo o mais frequente, depois do câncer de pele.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, estima-se que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam confirmados no Brasil 65.840 novos casos de câncer de próstata. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil habitantes.

O coordenador de Saúde do Homem, da Prefeitura do Cabo, enfermeiro Lira Vilela, participou do evento ministrando uma palestra sobre os fatores de risco que elevam as chances de acometimento de alterações na próstata e os primeiros sintomas da doença.

“Além da idade – a partir dos 45 para os grupos de risco - o histórico familiar também pesa bastante para o surgimento do câncer de próstata. Homens de pele negra também apresentam maior prevalência, com a obesidade e os excessos de álcool e tabaco formando um conjunto de condições propícias para a patologia aparecer”, detalhou o palestrante.

Ao final do encontro, uma atividade de ginástica laboral promovida por profissionais de atividade física da prefeitura animou os participantes reforçando os cuidados com a saúde em prol da prevenção de doenças.