Câmara do Cabo concede título de cidadã cabense à Maria Purcina Souto

por Alexandre Alcântara publicado 05/09/2023 18h10, última modificação 05/09/2023 18h10
Homenagem in memoriam celebra referência nas lutas sociais e defesa das mulheres no Cabo

Em sessão solene realizada na manhã desta terça-feira (05), a Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho homenageou in memoriam a educadora social e popular, líder comunitária e feminista, Maria Purcina de Siqueira Souto.

A comenda aprovada por unanimidade pelos vereadores, foi o projeto de resolução de autoria do presidente da Casa Vicente Mendes, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho), com o intuito de celebrar a memória de uma das mais relevantes defensoras das causas populares do município.

Nascida no distrito de Camela, em Ipojuca, litoral do estado, a ativista veio para o Cabo no ano de 1982. Formada em Filosofia, tornou-se exemplo na igreja que frequentava por acolher jovens com problemas existenciais. Motivada pela causa, criou o grupo de Teatro Natureza, onde os adolescentes davam os primeiros passos na iniciação artística, gerando oportunidades de crescimento profissional e estimulando a produção cultural cabense.

Maria Purcina também foi referência nas lutas sociais do município, principalmente em defesa das mulheres e das causas ambientais, além de líder comunitária, e participante ativa das políticas públicas, o que a levou para o campo da política, sendo militante e uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT) e primeira presidente do grupo político no Cabo de Santo Agostinho. “Purcina era mãe, mãe de muitos. Ela amava, direcionava e plantou sementes que floresceram no coração de todos que partilharam de sua convivência”, comentou uma das filhas da homenageada, Amanda Siqueira.

A secretária Executiva da Mulher, Walkíria Alves, reforçou a importância de Maria Purcina na história da cidade. “A partir da história de Purcina, eu conheci a história de outras mulheres que foram impactadas por ela. Esse reconhecimento é também a todas as mulheres do Cabo que lutam por uma sociedade mais justa”, disse a secretária.

“Me sinto muito feliz por ter tido a iniciativa de fazer essa justa homenagem a Purcina. Ela teve um papel muito importante contra as injustiças sociais e mostrou que era possível fazer o bem sem olhar a quem”, pontuou o presidente da Câmara, vereador Ricardinho.

Estiveram presentes na sessão, os vereadores César Paiva, Binho de Roque, Zeu da GVNet, Dinho de Keko, Naelson Valério, Gisele de Dudinha, Gessé Valério, Aziel Almeida, Jamerson Batera, Wilkem Gomes e Tereza da Bomboniere.