Câmara do Cabo concede título de cidadã à dentista Juliana Andrade

por Alexandre Alcântara publicado 30/11/2023 19h32, última modificação 30/11/2023 19h32
Profissional é referência na odontologia voltada à jovens com algum tipo de deficiência

A Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho concedeu nessa quinta-feira (30), em sessão solene, o título de cidadã cabense à profissional em odontologia, Juliana Araújo Brito de Andrade. A homenagem ocorre em virtude de sua atuação no atendimento e tratamento odontológico de crianças com necessidades especiais.

O projeto de resolução de iniciativa do vereador Aziel Almeida, concedendo a honraria, foi aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares que compõem a Casa Vicente Mendes.

Juliana Brito de Andrade nasceu na capital pernambucana, Recife, iniciando sua formação acadêmica na faculdade de Odontologia, da Universidade de Pernambuco (FOP/UPE), em 2003. No ano seguinte, foi aprovada no vestibular para o curso de Terapia Ocupacional, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

No segundo período da faculdade, soube da existência de uma especialidade surgida em 2001, a Odontologia para pacientes com necessidades especiais (OPNE). Decidida a seguir esse caminho, Juliana Brito juntou os conhecimentos da Terapia Ocupacional e da Odontologia para atender pessoas com deficiência. Depois já como formada, concluiu a especialização, em 2010.

Em 2009, no município da Vitória de Santo Antão, no agreste pernambucano, atuou por cinco anos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Em 2010, assumiu como concursada na cidade de Ipojuca, e desde 2012, é servidora efetiva do Cabo de Santo Agostinho, como dentista especialista atendendo jovens com algum tipo de deficiência.

A agora cidadã cabense, Juliana Andrade contou sobre a emoção de ter seu trabalho celebrado. “Receber o título de cidadã cabense é o verdadeiro reconhecimento do que faço em todos os meus dias. O Cabo é a cidade que eu amo desde os primeiros passos da minha carreira e não poderia estar mais emocionada. É um momento que transcende e toca meu coração, assim como, escolher atuar com pessoas com deficiência”, disse.

O proponente da homenagem, vereador Aziel Almeida destacou a importância do trabalho da Dra. Juliana Brito de Andrade. “São pessoas como a Dra. Juliana que merecem ser cabenses, que vivem o dia a dia da nossa cidade, conhecem os nossos problemas e contribuem para o desenvolvimento do lugar onde escolheram atuar. É uma honra imensa indicar uma pessoa tão especial. Ela faz o dever com prazer, por isso é tão brilhante naquilo que faz”, finalizou o parlamentar.

A solenidade contou com a presença de secretários da gestão municipal, pacientes e familiares da homenageada, e do presidente da Câmara, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho).