Câmara do Cabo concede medalha Joaquim Nabuco à Escola Luísa Guerra

por Alexandre Alcântara publicado 03/10/2023 09h51, última modificação 03/10/2023 09h51
Comenda homenageia os 70 anos de fundação da instituição educacional

A Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho concedeu nesta segunda-feira (02), em sessão solene, a medalha Joaquim Nabuco à Escola de Referência em Ensino Médio - EREM Luísa Guerra. A homenagem ocorre em comemoração dos 70 anos de fundação da instituição educacional.

O projeto de resolução 11/2023 de iniciativa do presidente da Casa, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho) atribuindo a honraria, foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares cabenses.

A Escola Luísa Guerra começou a funcionar no centro do Cabo de Santo Agostinho em 02 de fevereiro de 1953, atendendo alunos do ensino primário. A unidade recebeu seu nome em deferência à professora Luísa Olindina Cavalcanti Guerra por ações exitosas a frente da gestão educacional, sendo a precursora da merenda escolar.

Para a gestora da Gerência Metropolitana Sul de Educação, Eda Cabral, receber a medalha Joaquim Nabuco ratifica o bom desempenho que a escola e seus alunos vêm apresentando nos últimos anos. “Conseguimos esses resultados graças ao trabalho e empenho de toda uma equipe de professores, que incansavelmente buscam ofertar uma educação voltada para a formação de jovens, para que sejam autônomos, solidários e preparados para o futuro”, disse a gestora.

Corroborando com a importância da escola Luísa Guerra na construção da educação cabense, o gestor da instituição Roberto Barbosa afirmou que a medalha é um símbolo do reconhecimento e mérito para a instituição. ”Hoje, se vivo fosse, Joaquim Nabuco lutaria não só pela abolição da escravidão, mas também contra a falta de uma educação de qualidade, emancipadora, uma educação que desamarre os grilhões do apartheid social, que se inicia na escola e dá espaço à uma desigualdade histórica”, afirmou o educador Roberto Guerra.

O presidente da Câmara, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho), ressaltou que a educação é o caminho mais viável para os jovens realizarem seus sonhos. “Sabemos que nossa cidade enfrenta grandes desafios, dentre eles, ampliar cada vez mais o acesso à educação. Quando homenageamos uma escola que há 70 anos forma futuros cidadãos, celebramos também a importância dos educadores neste processo. São eles que tem a responsabilidade de ensinar, nortear e orientar os rumos dos jovens que farão parte da nossa sociedade”, afirmou o presidente.