Câmara do Cabo apresenta novo sistema legislativo digital

por Hamilton da Rocha publicado 08/12/2021 16h05, última modificação 08/12/2021 16h05
Os parlamentares receberam notebooks para o acesso ao sistema
Câmara do Cabo apresenta novo sistema legislativo digital

Entrega de novos notebooks aos Vereadores

A Câmara do Cabo de Santo Agostinho dará um passo fundamental no processo de digitalização do processo legislativo. Na manhã desta terça-feira (07/12) o presidente da Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho, Ricardo Carneiro (Ricardinho), fez a entrega de Notebooks aos parlamentares e o responsável técnico pela implantação do sistema, servidor efetivo Hendrik Visser, do Setor de Tecnologia da casa, apresentou o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). A cerimônia aconteceu antes da Sessão Ordinária no plenário da Câmara.

Os parlamentares terão acesso de forma online, que permitirá que os projetos e proposições passem a tramitar de forma virtual, reduzindo o uso de papel já que a assinatura passa a ser digital e os parlamentares poderão acompanhar a ordem do dia direto do aparelho, sem necessidade de impressão dos expedientes. Além disso, o sistema estará pronto para as futuras votações serem feitas de forma digital. A Plenária receberá um telão de 65 polegadas para que os presentes possam acompanhar os vereadores que estão participando da sessão de forma remota, bem como outras participações ou apresentações virtuais.

Segundo o presidente da Câmara, esse é um passo fundamental no sentido de modernizar os serviços como todo, gerando economia e celeridade nos processos. “Os gabinetes já contam com assinatura digital. Com a chegada dos notebooks será possível implantar o SAPL permitindo que os vereadores, a secretaria e os setores responsáveis possam ter acesso a todos os documentos. Além disso, os parlamentares vão acompanhar com o próprio computador, durante a sessão, a ordem do dia. Isso é um avanço muito importante”, salientou Ricardinho.

Dentro do processo de modernização ainda está sendo realizada a aquisição de mobílias para substituir as que estão em uso há mais de 15 anos, bem como computadores e impressoras mais modernas e econômicas, para substituir as existentes que também têm o mesmo tempo de uso.

O presidente ainda completou que esse passo faz parte de um conjunto de ações que visam implantar práticas sustentáveis na Câmara municipal. “Nós estamos buscando com a modernização reduzir o gasto com papel e impressão, que é muito grande todos os meses. Além disso, daremos celeridade nos processos de assinatura e de tramitação. A Câmara ainda terá muitas ações sustentáveis, como a implantação de energia solar e possível captação da água da chuva para limpeza do prédio ao longo do ano. Estamos pensando num futuro melhor e mais sustentável”, finalizou Ricardinho.