Parlamentares aprovam instalação de CPI do CaboPrev

por Alexandre Alcântara publicado 27/08/2025 18h25, última modificação 28/08/2025 13h33
Comissão parlamentar vai investigar gastos com diárias e passagens pela autarquia

Na sessão ordinária desta quarta-feira (27), o plenário da Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho decidiu pela instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI que visa investigar os gastos com diárias e passagens dos gestores e conselheiros do CaboPrev, autarquia de previdência social dos servidores do município.

As informações que levaram à formação da comissão foram reveladas pelo vereador Paulo Farias, em sessão no último dia 12 de agosto, de que os recursos públicos empregados em participações em eventos por servidores e pelo gestor do fundo, José Albérico, chegariam à ordem de mais R$ 500 mil.

“Estou ajuizando os fatos ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas, para que tomem ciência e iniciem uma averiguação. Também iniciei o recolhimento de assinaturas dos pares para a instalação de uma CPI para que a Casa convoque os envolvidos a explicarem os gastos”, detalhou na época Paulo Farias.

A CPI do CaboPrev terá a presidência do vereador Rodrigo Netto, a relatoria do proponente Paulo Farias e como membro, a parlamentar Gabi Jerônimo. As Comissões Parlamentares de Inquérito - CPIs são um tipo de investigação conduzida pelo Poder Legislativo, que transformam a própria casa parlamentar em comissão para ouvir depoimentos e tomar informações objetivando investigar fato relevante para a vida pública e ordem constitucional, legal, econômica ou social.