Câmara concede título de cidadão cabense ao professor Walter Cortez

por Alexandre Alcântara publicado 02/02/2023 21h11, última modificação 02/02/2023 21h11
Depois de ter atuado como engenheiro durante 30 anos, o docente exerce a educação desde 2007

Uma noite de celebração a quem se dedica de corpo e alma a promover a democratização do ensino superior e a formação universitária de jovens que almejam construir uma carreira estudando no Cabo de Santo Agostinho.
Foi assim a cerimônia de entrega do título de cidadão cabense ao renomado professor Walter Cortez, realizada na noite desta quarta (01), no plenário Santa Maria de La Consolación, na sede da Casa Vicente Mendes.
A entrega da condecoração foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho), e contou com a presença de amigos, familiares e do vereador César Paiva.
Nascido em 9 de dezembro de 1954, filho do engenheiro agrônomo Walter Dantas Cortez e da professora Mary de Melo Cortez, o hoje professor Walter Cortez começou muito cedo sua peregrinação pelos estados do Nordeste por conta do trabalho do pai.
Morou nos estados de Minas Gerais, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba, até aportar na outrora conhecida “Leão do Norte”, Pernambuco.
Na década de 70, sua família foi residir em Surubim, no agreste pernambucano, onde seu pai chefiou a Estação Experimental da cidade, na época pertencente ao IPEANE, atual EMBRAPA. Em 1973, ingressou no curso de Engenharia Civil, na Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, onde saiu formado quatro anos depois.
Atuou com treinamento e consultoria, nas áreas de Logística e Qualidade, atendendo a várias empresas no Complexo Portuário Industrial de Suape. Em 2002, ingressa num novo segmento, a docência no ensino superior, através de concurso na UFPE no CCSA – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, ministrando aulas das disciplinas de Operações nos cursos de Administração, Hotelaria e Turismo. Esta atuação abriu portas para o ensino superior em outras instituições de ensino superior, a FCAP – UPE, SOPECE, a Faculdade Maurício de Nassau em Recife e a FAESC em Escada.
Em 2007, foi convidado a abrir a primeira faculdade fora de Pernambuco, do então Grupo Ensino Superior Bureau Jurídico, atual SER EDUCACIONAL, em João Pessoa. Desde então seguiu-se uma sequência de aberturas e de gestão de diversas faculdades nos estados de Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, sendo a última delas a Faculdade UNINASSAU Cabo de Santo Agostinho em 2016, onde é diretor atualmente.
E por conta dessa vasta gama de conhecimento e dedicação à educação superior que o professor Walter Cortez é o mais novo cidadão cabense.
“Foi por conta da sua postura simples de ser, que comecei a admirá-lo, pela sua educação e trato com as pessoas, e como o sobrenome diz, muito atencioso e cortês com todos. Além de ter sido um título de cidadão aprovado por unanimidade pelos vereadores, a comenda demonstra sua importância no desenvolvimento da nossa cidade”, detalhou o vereador Ricardinho.
Visivelmente emocionado, o professor Walter Cortez agradeceu pelo título dedicando-o à educação. “A homenagem não é pra mim, é pra educação”, disse o homenageado.