Câmara concede título de cidadão ao presidente da Fachuca

por Alexandre Alcântara publicado 01/12/2023 19h08, última modificação 01/12/2023 19h08
Homenagem celebra o profissional com vasta contribuição ao ensino superior cabense

Em sessão solene realizada na noite dessa quinta-feira (31), a Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho, homenageou o professor universitário e presidente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Fachuca, Ericê Bezerra Correia com o título de cidadão cabense. A comenda aprovada por unanimidade pelos parlamentares, foi proposta em projeto de resolução pelo presidente da Casa Vicente Mendes, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho), com o intuito de celebrar o profissional que enverga uma vasta contribuição ao ensino superior cabense.

Nascido no Recife em 1962, o educador Ericê Correia é docente dos cursos de Administração e Direito, já tendo exercido as funções de coordenador de pesquisa, pós-graduação e extensão na Fachuca, no Cabo. Também atuou como preceptor do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável, da Universidade de Pernambuco (UPE) e na pós-graduação e Extensão das Universidades Federal e Rural de Pernambuco – UFPE e UFRPE, além de outras instituições de ensino estrangeiras como a Universidade Autônoma do México, Universidade do Aveiro, em Portugal e na de Barcelona, na Espanha.

Desde 2003, trabalhando na cidade do Cabo de Santo Agostinho, Ericê Correia exerceu atividades no Sebrae na condição de consultor em projetos de desenvolvimento local e regional. Sete anos depois, iniciou sua trajetória na educação ao prestar concurso público para professor efetivo de ensino superior na autarquia de ensino municipal.

Além de ensinar, o professor Ericê Correia também se dedica à literatura, já que possui três livros publicados na área de Geografia Econômica e Desenvolvimento Regional, além de vários artigos científicos nacionais e internacionais.

O novo cidadão cabense, professor Ericê Correia firmou sem compromisso com a cidade. “Quando cheguei ao Cabo de Santo Agostinho em meados dos anos 2000, notei uma interação mútua entre as pessoas que aqui moravam, o espaço urbano e eu. Foi assim que a minha história teve início, nos frutos das atividades e projetos em que participei, amadurecendo um desejo forte de sempre fazer o melhor que eu puder por esta cidade”, disse o homenageado.

“O professor Ericê Correia é uma das pessoas mais comprometidas com a educação que eu conheço, ele leva com muita nobreza e responsabilidade a missão de educar jovens que sonham em construir uma carreira através dos estudos. Essa homenagem celebra sua contribuição ao nosso município e a sua história de dedicação à Fachuca”, ressaltou o presidente da Câmara e proponente do título de cidadão, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho).