Câmara concede título de cidadão ao músico Ricardo Lima

por Alexandre Alcântara publicado 14/12/2022 10h50, última modificação 14/12/2022 10h48
Aos seis anos, instrumentista já tocava em bandas marciais e hoje é sanfoneiro profissional.

Em sessão solene realizada na noite desta terça-feira (13), a Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho homenageou o jovem músico Ricardo Lima com o título de cidadão cabense.

A comenda proposta pelo presidente da Casa, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho) celebrou o instrumentista nascido em 18 de setembro de 1996, no Recife, que desde novo já se destacava na vida acadêmica e religiosa, tendo participação em grupos e movimentos pastorais, com atuação em comunidades do município.Na cerimonia realizada no plenário Santa Maria de La Consolación, estavam presentes familiares, amigos e pais do sanfoneiro, também rememorou o Dia Nacional do Forró, por conta dos 110 anos de nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Sua trajetória na música começou aos seis anos de idade, tocando em bandas marciais. Ao longo do tempo, foi sendo convidado para animar casamentos e festas promovidas pela igreja que frequentava. Logo, os chamados se estenderam à festas particulares dentro e fora da cidade.

Com 20 anos de carreira, Ricardo hoje, além de tocar violão, é cantor e sanfoneiro, levando fórro de qualidade e valorizando as raízes nordestinas e a cultura nordestina.Em 2017, grava seu primeiro cd, e em 2020, um dvd com músicas autorais em ambos os trabalhos.

O vereador Ricardinho definiu o músico como exemplo de bom filho, bom sobrinho e bom artista. "A música é instrumento de valorização e inserção profissional de jovens no mercado. E com Ricardo Lima não poderia ter sido diferente. Hoje, este título de cidadão cabense é o reconhecimento de uma carreira, de um jovem que escolheu buscar seus desafios de vida. Nesta noite, homenageamos sua história e a alegria de vê-lo representar o Cabo de Sto. Agostinho por todos os lugares em que tocar.", pontuou.

Em sua fala, o novo cidadão cabense agradeceu pela homenagem e contou causos da sua história. "Aos 9 anos, quando perdi minha mãe, o dia mais doloroso, mudou toda a minha vida. Passei a ser cuidado pela minha avó materna que me apresentou a igreja e onde descobri o canto e as cordas do violão. Descobri a música e a vontade de aprender. Não tinha como como comprar um intrumento, usava o da paróquia. Com o tempo, minha familia me presentou com um, foi aí que comecei a tocar nas missas, nas celebraçóes e com os amigos. Descobri assim minha profissão, e com o tempo,a sanfona surgiu, e o forró tomou conta da minha vida." contou.

Ao final da sessão, também prestigiada pelo vereador Jamerson Batera, de sanfona empunhada Ricardo Lima animou o público presente tocando forrós de sucesso.