Câmara concede título de cidadã cabense à fundadora de Ong

por Alexandre Alcântara publicado 16/03/2023 17h10, última modificação 16/03/2023 17h12
Instituição atua com entrega de donativos a moradores de rua e educação na terceira idade

Celebrar a atuação de uma pessoa dedicada a ajudar aos mais necessitados, que não mede esforços para reunir abnegados com o mesmo objetivo, devolvendo a cidadania a pessoas marginalizadas da sociedade.

Estas são as prerrogativas da idealizadora da Associação Missão Adonay – AMA, Aline Grete Costa Oliveira, homenageada com o título de cidadã cabense, proposto pelo vereador Aziel de Almeida. A solenidade ocorreu na noite desta quarta (15), no plenário da Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho.

Nascida na cidade de Alagoinhas, no agreste da Bahia, a baiana de 42 anos é filha de empresários e mãe de três filhos, sendo graduada como técnica em Processamento de Dados, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, além de Gestão Pública.

Aline Costa trabalhou na prefeitura de Candeias, onde iniciou sua atuação em comunidades carentes, convivendo de perto com a difícil realidade de localidades com recursos escassos. Ao ver de perto as necessidades dos moradores, despertou para a busca de soluções que amenizassem os problemas pelos quais passavam.

Em 2011, mudou-se junto com sua família para Pernambuco, fixando residência no Cabo de Santo Agostinho, onde mora desde então. Aqui em 2014, fundou a AMA, realizando um sonho antigo de canalizar esforços e direcionar projetos em prol de ajudar pessoas necessitadas. Dentre os objetivos da AMA estão a entrega de donativos e itens de limpeza e higiene aos que não tem moradia, além de oferecer abrigo aos moradores de rua. Também proporciona momentos de lazer e educação voltados à terceira idade e cursos de formação profissional aos jovens do município.

“A minha luta por melhorias nas condições de vida das pessoas e das famílias humildes começou na Bahia, mas ao chegar no Cabo há 11 anos, eu trouxe o desejo de ajudar aqueles mais necessitados, possibilitando uma mudança real, dando dignidade e autoestima”, contou Aline.

O autor da resolução que concedeu o título de cidadã à Aline Costa, vereador Aziel Almeida, ressaltou a importância da entrega da comenda. “Quando pensei em alguém para receber a homenagem, teria que ser com a convicção de seus serviços prestados ao nosso município e Aline foi a escolha imediata. Com uma sensibilidade ímpar em entender as pessoas, tenho a certeza que a nova cidadã cabense sabe da responsabilidade que carrega em mãos, e vai contribuir muito para o crescimento da nossa cidade”, pontuou.

Também prestigiaram a solenidade, o presidente da Câmara, os vereadores Ricardo Carneiro (Ricardinho), Jamerson Batera e Binho de Roque, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eduardo Cajueiro e o vice-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, José de Arimateia e o ex-deputado federal, Ossesio Silva.