Câmara concede medalha Joaquim Nabuco ao grupo teatral Grudage

por Alexandre Alcântara publicado 10/11/2022 20h35, última modificação 10/11/2022 20h34
A condecoração celebra o grupo que atua há 40 anos com teatro como forma de inclusão social
Câmara concede medalha Joaquim Nabuco ao grupo teatral Grudage

Integrantes do grupo Grudage recebem homenagem

A Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho concedeu nesta quinta (10), em sessão solene, a medalha Joaquim Nabuco ao Grupo Teatral da Gente – Grudage. A homenagem ocorre em virtude da atuação do grupo que utiliza as artes cênicas para incluir socialmente jovens do município.

O projeto de resolução de iniciativa do presidente da Câmara, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho), foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares no plenário Santa Maria de La Consolación. Na solenidade de entrega da medalha, estiveram presentes o fundador do Grupo Grudage, Ednaldo Oliveira, o presidente do coletivo, Valmir Guilhermino, o vice-presidente Ginaldo Glenar, Sintia Alves (secretária), Osvaldo Costa (tesoureiro) e Ednilson Alves, além do secretário executivo de Cultura e Lazer do Cabo, Domingos Sávio.

“Falar do Grudage é falar da vontade de fazer acontecer, de dois jovens que se reuniram para produzir cultura, quando tudo iniciou na rua. Da vanguarda do ponto de vista de investimento artístico e político cultural, da resistência nesses 40 anos de vida”, relatou o fundador do coletivo, Ednaldo Oliveira sobre o começo do grupo.

Em seu discurso, o presidente da Câmara, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho), ressaltou a importância de grupos artísticos no município. “Uma cidade sem cultura é uma cidade sem vida, e eu, como um consumidor de cultura lembro que nossa cidade têm grandes desafios, mas é através da gestão pública que podemos melhorar os índices sociais, entre eles, o acesso da população à cultura”, disse o presidente.

Grupo de Gente (GRUDAGE) - Fundado em 23 de outubro de 1982, por Ednaldo de Oliveira e Francisco de Assis Alves da Silva, o Grupo da Gente, ou simplesmente Grudage, tem sede no centro do Cabo de Santo Agostinho. O grupo é filiado a Federação de Teatro Pernambucano, à Associação Cabense de Teatro Amador e ao Conselho Municipal de Promoção Social deste Município. Ao longo dos anos, diversos espetáculos foram montados pelo grupo, A ELEIÇÃO, (1983), NAS VORAGENS DO PECADO (2002) e VIVA A NAU CATARINETA (2009), são alguns dos trabalhos desenvolvidos e apresentados em festivais.