Câmara concede medalha Joaquim Nabuco à Academia Cabense de Letras

por Alexandre Alcântara publicado 26/07/2023 10h20, última modificação 03/08/2023 08h59
Condecoração entregue no Dia do Escritor celebra contribuição da instituição literária à cultura do município

A Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho concedeu nesta terça (25), em sessão solene, a medalha Joaquim Nabuco à Academia Cabense de Letras (ACL). A homenagem ocorre em virtude da atuação local da organização na difusão da cultura, da língua nacional e do debate sobre temas ligados às letras pernambucanas.

O projeto de resolução de iniciativa do presidente da Casa, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho), concedendo a medalha, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares, sendo a data também uma celebração ao Dia do Escritor.

Na solenidade realizada no Plenário Santa Maria de La Consolación, estiveram presentes a presidenta da Academia Cabense de Letras, Neilza Buarque, o vice-presidente, Nelino Azevedo, o secretário Municipal de Educação do Cabo, Betinho Gomes, o representante do Museu Engenho Massangana, Enerson Silva e os demais imortais que compõem a ACL.

“Esse reconhecimento é fruto de uma história, e é sobre essa história que devemos exaltar. É presenciar a comenda ser entregue no Dia do Escritor, uma data simbólica para a nossa instituição. Os escritores são os artesãos da linguagem, nos levam a pensar além do óbvio, esse é o ponto de virada. Neste dia, devemos lembrar da importância da leitura, afinal um escritor sem leitores é como um músico sem ouvintes”, destacou a presidenta da ACL, Neilza Buarque.

“A Medalha Joaquim Nabuco entregue hoje, celebra a atuação da Academia Cabense de Letras como um instrumento importante no fortalecimento e no incentivo, através da cada componente, da leitura, prática fundamental para a formação do cidadão. Ao longo de seus 14 anos de fundação, a instituição tem sido referência na valorização da escrita, da cultura e da difusão do conhecimento na nossa cidade”, ressaltou o presidente da Câmara, vereador Ricardinho.

Medalha Joaquim Nabuco – A comenda concedida pela Câmara do Cabo de Santo Agostinho homenageia e reconhece pessoas nascidas ou não na cidade, incluindo pessoas jurídicas, que tenham prestado relevantes serviços nas áreas de cultura, educação, política, jurídica, politicas sociais e imprensa.