Cabo é referência nacional em ação voltada às mulheres do Bolsa Família

por Alexandre Alcântara publicado 10/06/2025 18h26, última modificação 10/06/2025 18h26
Com foco na autonomia econômica, cuidado e melhoria da qualidade de vida, a ação fortalece as redes locais de apoio e valorização das lideranças femininas.

A Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho marcou presença, nesta terça-feira (10), no lançamento da ação nacional de escuta e diálogo com mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família. O evento foi realizado no CRAS do bairro da Charnequinha e contou com a participação do secretário de Relações Institucionais da Câmara, Emerson Victor (Binho de Roque), além de diversos vereadores da Casa Legislativa.

A iniciativa é promovida pelos Ministérios das Mulheres e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e foi conduzida pelo prefeito Lula Cabral, ao lado da ministra das Mulheres, Márcia Lopes. O Cabo de Santo Agostinho foi o único município do Nordeste escolhido para sediar o lançamento do projeto, reafirmando seu protagonismo nacional em políticas públicas voltadas às mulheres.

Com foco na autonomia econômica, no cuidado e na melhoria da qualidade de vida, a ação representa um marco no fortalecimento das redes locais de apoio e na valorização das lideranças femininas do município. Atualmente, o Cabo de Santo Agostinho tem mais de 216 mil habitantes. Destes, cerca de 124 mil estão inscritos no Cadastro Único, e 78.500 pessoas são atendidas pelo Bolsa Família — sendo que 80% dos responsáveis pelas famílias beneficiadas são mulheres.

“Quero reafirmar que o Ministério das Mulheres está absolutamente comprometido em dar continuidade às ações importantes que já vinham sendo realizadas, inclusive aquelas iniciadas pela ex-ministra. Vamos seguir com tudo aquilo que é bom, que responde às necessidades reais das mulheres brasileiras. E, acima de tudo, vamos continuar firmes no caminho que o presidente Lula nos orienta: promover políticas públicas que garantam direitos, dignidade e igualdade para todas”, destacou a ministra das Mulheres, Márcia Lopes.

Durante o evento, também foi realizada a entrega da placa de reinauguração da Cozinha Comunitária, que agora leva o nome de Benedita Maria de Miranda, uma mulher da comunidade homenageada em um gesto simbólico de valorização feminina e fortalecimento das ações de segurança alimentar.

“A Câmara tem o papel fundamental de apoiar e fiscalizar as ações que visam o bem-estar da população. Estar presente neste evento é reafirmar o compromisso com a construção de uma cidade mais justa, igualitária e com oportunidades reais para todas as mulheres”, afirmou o secretário de Relações Institucionais da Câmara, Emerson Victor (Binho de Roque).

A Câmara dos Vereadores reafirma seu compromisso com o fortalecimento de políticas públicas inclusivas e seguirá atuando em parceria com o Poder Executivo para garantir o desenvolvimento social e o protagonismo das mulheres cabenses.