Estudantes do Cabo de Santo Agostinho se tornam vereadores por um dia

por Amanda Silva publicado 13/10/2022 19h40, última modificação 13/10/2022 21h59
A visita faz parte do Projeto Parlamento Criança

Crianças e adolescentes atendidos pelos programas sociais da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizaram nesta quinta-feira (13) uma visita às instalações da Câmara Municipal. A visita faz parte do Projeto Parlamento Criança, que tem o objetivo ampliar o conhecimento do público infanto-juvenil sobre a rotina do Poder Legislativo Municipal. Os procedimentos do processo legislativo foram detalhados pelo presidente da casa, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho).

As crianças conversaram com parlamentares, tiraram dúvidas sobre o papel da Câmara Municipal, assistiram vídeo sobre o processo legislativo, visitaram os gabinetes dos vereadores e até realizaram uma sessão no plenário. Assim como nas sessões da Câmara, foi formada a mesa diretora que conduziu os trabalhos e os vereadores por um dia apresentaram seus projetos da tribuna da Casa Vicente Mendes.

A pauta constou de diversos temas que envolvem as comunidades. Projetos sobre a contratação de professores da linguagem de libras, melhoria nas estradas da zona rural e acessibilidade nas escolas foram apresentados para votação. “A gente lá de fora tem outra visão em relação à política e quando chega aqui tem muitos esclarecimentos que nos ajudam a entender melhor como funciona a Câmara”, revela Andreza Almeida, de 12 anos, que presidiu a sessão.

A secretária de Programas Sociais do Município, Andréa Galdino, destacou a importância do Projeto Parlamento Criança. “Foi importante para que eles pudessem entender o funcionamento do Poder Legislativo e a parceria que tem que existir com o Executivo, para que a população possa ser beneficiada. Eles vão ser multiplicadores dessas informações nos espaços onde convivem”, disse a secretária.

O presidente da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho) disse que iniciativas como o Projeto Parlamento Criança são importantes para que a população entenda melhor o trabalho desenvolvido pelos vereadores. “São crianças e adolescentes que, desde cedo, recebem informações importantes sobre o funcionamento da Câmara e a tramitação de projetos que beneficiam a população”, afirmou Ricardinho.