Audiência pública discute transporte público para universitários do Cabo

por Alexandre Alcântara publicado 22/09/2023 12h44, última modificação 22/09/2023 12h44
Iniciativa proposta pelo vereador Binho de Roque reuniu representantes da Educação e sociedade civil

A Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho promoveu na noite desta quinta-feira (21), uma audiência pública para a discussão a respeito do serviço de transporte para os estudantes universitários da cidade.

A iniciativa proposta pelo vereador Binho de Roque reuniu representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Fórum de Juventude do Cabo – Fojuca, Centro de Mulheres do Cabo, Associação Comercial do Cabo, sociedade civil e estudantes universitários moradores da cidade.

No encontro, foram abordadas as dificuldades que os estudantes encontram no uso do transporte coletivo público para se locomover até às universidades, como escassez de veículos, a carência de investimento em segurança, a universalização e a oferta de transporte gratuito universitário.

Uma das questões levantadas por estudantes da Federal, Unicap e IFPE que participaram da audiência foi a comparação com outros municípios menores, com menor arrecadação de impostos que o Cabo, e mesmo assim, ofertarem o transporte público aos universitários.

Mateus Mariano, representante do Fojuca afirmou que a sua luta pela melhoria no transporte universitário vem desde 2016. “Discutir o transporte público gratuito é vital para a nossa juventude. Temos um número inimaginável de estudantes que deixaram a cidade por conta da precariedade do serviço. Houve uma fuga de profissionais que terminou gerando menos serviços e menos arrecadação em nossa cidade. E muitos outros, nem tiveram a oportunidade de ir à uma universidade por não conseguir arcar com o valor das passagens”, lembrou Mateus.

O proponente da audiência pública, vereador Binho de Roque, salientou a importância do Legislativo viabilizar soluções para o transporte universitário. “Primeiro temos que fazer um estudo de quantos estudantes universitários existem no Cabo. Depois, quantos desses, necessitam realmente do transporte. E assim, com os números, ampliarmos ainda mais os debates sobre o tema, ouvindo principalmente os estudantes, a sociedade, e encaminharmos uma solução junto ao Executivo”, afirmou.

Estiveram presentes na audiência pública, os vereadores Pedrinho da Galinha, Del da Auto Escola, Jamerson Batera, Dinho de Keko, Aziel Almeida e o presidente da Câmara, Ricardo Carneiro (Ricardinho).