Audiência Pública discute pedagiamento da PE-60

por Amanda Silva publicado 20/12/2021 22h27, última modificação 20/12/2021 22h27
Mesmo com o município fora da cobrança de pedágio, vereadores querem ampliar a discussão sobre o tema

A Câmara do Cabo de Santo Agostinho realizou nesta segunda-feira (20/12) uma Audiência Pública que debateu a possibilidade da cobrança de pedágio na PE-60. A proposta do governo do Estado foi apresentada aos vereadores cabenses, parlamentares dos municípios cortados pela rodovia e representantes de entidades e segmentos sociais. O vice-prefeito e secretário de Governo do Cabo, José de Arimatéia, representou o prefeito Keko do Armazém.

O secretário executivo de Parcerias e Estratégias de Pernambuco, Marcelo Bruto, detalhou todos os pontos do projeto do governo do Estado. As pesquisas de campo começaram em novembro do ano passado e a publicação do edital de concessão da PE-60 está prevista para março do próximo ano. Economia de frete, estradas mais seguras, manutenção constante, geração de 400 empregos e incremento de R$ 230 milhões para os sete municípios envolvidos foram argumentos usados pelo representante do governo do Estado em defesa do pedagiamento.

A concessão da PE-60 para exploração da iniciativa privada começa no Cabo de Santo Agostinho e passa pelos municípios de Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande. O prazo de concessão da rodovia é de 30 anos, com previsão de investimentos na construção de rotatórias, viadutos em formato de alça, retornos, construção de acostamentos e paradas de ônibus.

No trecho de 86,5 km do Cabo de Santo Agostinho a São José da Coroa Grande serão montadas duas praças de pedágio, sendo uma próxima ao distrito de Camela e a outra em Tamandaré. Não há previsão para cobrança de pedágio para quem se desloca dentro dos limites do município do Cabo até parte de Ipojuca, incluindo as praias. O teto das tarifas cobradas vai de R$ 5,87 às R$ 7,22.

Apesar do Cabo ficar fora da cobrança do pedágio, vereadores do município se revezaram na tribuna da Câmara e fizeram vários questionamentos ao representante do governo do Estado. Segundo eles, o projeto de concessão da PE-60 à iniciativa privada foi pouco discutido com os municípios, especialmente com as Casas legislativas. “Precisávamos conhecer melhor o projeto para nos posicionar de uma forma mais firme. Percebemos a necessidade de discutir mais esse projeto e ampliar a discussão em defesa do interesse público”, disse o presidente da Câmara, vereador Ricardinho.

A audiência serviu também para representantes de segmentos sociais e entidades chamarem atenção para a situação de abandono de outras rodovias que cortam o município, a exemplo da PE-28, que dá acesso às praias e da PE-37 que passa por Pirapama. “Nós já temos dois pedágios caríssimos. Estamos há 8 anos relegados pelo governo do Estado. Precisamos de uma resposta rápida em relação a situação da PE-28”, disse Teresa Cristina, Presidente do Trade Turístico do Cabo de Santo Agostinho.

No final da audiência, o presidente Ricardinho, propôs a criação do Parlamento Litorâneo para que os vereadores dos municípios cortados pela PE-60 possam continuar dialogando com o governo do Estado com mais transparência no processo. A missão do Parlamento seria também tratar de assuntos comuns dos municípios, como: violência, transporte, qualificação profissional e geração de emprego e renda.