Audiência Pública debate saúde mental na pandemia

por imprensa — publicado 01/02/2021 09h43, última modificação 01/02/2021 09h43
Três profissionais de saúde foram convidados para debater o assunto

Por proposição do vereador Naelson (PSC), a Câmara do Cabo de Santo Agostinho realizou na sexta-feira (29.01) uma Audiência Pública que discutiu os impactos da covid-19 na saúde mental da população. A Audiência foi realizada no plenário da Câmara e transmitida pelo YouTube, cumprindo os procedimentos para evitar aglomerações. Três profissionais de saúde foram convidados para o debate que marca o período do janeiro branco, mês dedicado à saúde mental na vida das pessoas.

O psiquiatra Adson Gomes da Silva; o psicólogo Josivaldo Melo de Figueiredo e o clínico urgentista, Eduardo Luiz de Lira Aguiar, debateram importantes questões ligadas à saúde mental no momento em que o mundo enfrenta a pandemia da covid-19. “Somos o país mais ansioso do mundo e não estávamos acostumados com grandes catástrofes. Estamos diante de um quadro em que, se as condutas não forem corretas, teremos muito mais mortes” alertou o psiquiatra Adson Gomes

O clínico urgentista Eduardo Luís Aguiar mostrou preocupação com automedicação durante a pandemia. Ele orientou a população a procurar um serviço de atenção básica e, se não houver possibilidade, o caminho é a especialidade. “As pessoas que não tiveram determinadas orientações se automedicam com produtos naturais e outros remédios. Isso acontece muitas vezes por orientação de pessoas próximas”, explica o clínico.

O psicólogo Josivaldo Figueiredo destacou a importância do debate dentro do Janeiro Branco. Segundo ele, é o momento em que as pessoas começam a pensar no seus projetos, no planejamento de vida. Com o momento atípico, os atendimentos aos pacientes também sofreram mudanças. “Não está sendo possível o atendimento presencial e sim de forma remota. O formato online possibilita assistências psicológica e clínica” explicou o psicólogo.

O vereador Naelson fez uma avaliação positiva da Audiência Pública realizada na Câmara Municipal. Ele fez questão de mostrar a importância dos profissionais de saúde no combate à covid-19 e enfatizou o papel da Câmara nesse momento de pandemia. “A população pode contar com o Poder Legislativo para que possamos somar e sair dessa dificuldade. A saúde é um grande desafio”, disse Naelson.